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Topico: Minist�rio do Trabalho ( CAGED ) - D�vidas no Preenchimento

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valencise enviado 29-12-2010 08:47 GMT -0300 (BR)
1. Como converter arquivo Caged para arquivo Acerto


MÓDULO ACERTO - ACI

Para converter de arquivo CAGED para ACERTO, basta possuir o aplicativo do CAGED informatizado 3.14 (ACI), e este deve estar na competência atual (MM/AAAA). A conversão do arquivo CAGED em ACERTO é feito ao se clicar no menu analisador do ACI e confirmar a mensagem que o aplicativo emite, pedindo para converter o arquivo CAGED em ACERTO.

Tendo confirmado tal mensagem, basta seguir os próximos passos padrões na geração do arquivo.

Lembramos que o arquivo de ACERTO possui uma nomenclatura diferente do arquivo CAGED, pois ele sempre se inicia com a letra A e tem na sequência o dia e o ano em que foi feito o acerto, sendo a extensão do arquivo o mês da geração do mesmo e que o arquivo pode ser enviado via CAGED Web ou CAGED Net normalmente.

Exemplo: Arquivo gerado no dia 03/09/2007 teria o nome A032007.M09.

2. Endereço do site para Impressão do Recibo

MÓDULO IMPRESSÃO - CAGED Web

Para efetuar a impressão de seu recibo de entrega basta entrar no site www.caged.gov.br/rcvnet , e acessar a opção chamada "Recibo do CAGED Clique aqui". Será necessário ter em mãos o identificador da empresa, o código de recebimento e apontar qual a competência a ser impressa.

3. Dúvidas sobre o nome do arquivo CAGED / ACERTO

MÓDULO ACERTO - ACI

A nomenclatura do arquivo normal é CGEDaaaa.Mm, para acerto é Addaaaa.Mm.

4. Visualizar movimentaçães no recibo

MÓDULO REIMPRESSÃO - CAGED Web

Para fazer a reimpressã de empregados basta, no próprio recibo, clicar sobre o CNPJ/CEI da empresa informada que então será gerado um outro recibo com todos os dados do funcionário informado, ou seja, uma relação dos empregados informados nesta declaração.

5. Como cadastrar as empresas

MÓDULO GERADOR - ACI

- No módulo GERADOR na opção Cadastro de Estabelecimentos. Neste módulo você deve cadastrar dados do estabelecimento. O primeiro passo a ser tomado é o de selecionar o tipo de identificador, depois descreva no campo ao lado o código do CNPJ / CEI, relativo ao selecionado. Após isto insira: Razão social, Endereço, Bairro, CEP, UF, Código da atividade econômica e marque a seleção SIM / NÃO para Micro Empresa. Insira o total de empregados no primeiro dia, e se for o caso selecione SIM / NÃO para encerrar atividades ou SIM / NÃO para primeira Declaração do CAGED. Clique em GRAVAR para salvar as modificaçães.

Aqui são colocados os dados que serão utilizados pelo ACI Windows. É importante que os dados inseridos sejam corretos, visto que, farão parte do arquivo CAGED e dos relatórios gerados.

Caso queira alterar algum dado referente ao Cadastro de Estabelecimento, clique em F e em seguida selecione o estabelecimento, depois clique em ALTERAR, faça as mudanças necessárias e clique em GRAVAR para salvar as alterações.

6. Arquivo fora do prazo, mas ainda na CPT atual

MÓDULO Acerto - ACI

Declaraçães com atrasos de até 3 dias devem ser entregues como declaração normal, mas lembramos que está passível a multa.

7. Dúvida sobre mês de referência do recibo

MÓDULO GERADOR - ACI

O mês de referência no recibo é da competência corrente, mesmo em caso de acerto(s).

8. Dúvida sobre número de funcionários no 1° dia

MÓDULO REIMPRESSÃO - CAGED Web

No módulo GERADOR na opção Cadastro de Estabelecimentos Informar no campo total de empregados do 1° dia do mês, a quantidade de funcionários existentes no 1° dia do mês de referencia da declaração.

9. Esqueceu de declarar alguns funcionários

MÓDULO ACERTO - ACI

Para gerar uma inclusão de dados no CAGED basta possuir o aplicativo do CAGED informatizado (ACI), e este deve estar na competência atual (MM/AAAA). A geração do arquivo deve ser feita pelo menu acerto do ACI, precisando primeiramente entrar em acerto, cadastro de acertos e entrar com o CNPJ/CEI da empresa a ser informada ao CAGED. Logo após será necessário teclar Enter e clicar no botão incluir.

Tendo feito isso aparecerá um formulário, o qual deverá ser preenchido com os dados do funcionário a ser informado. Pedimos certa atenção para o penúltimo e último campos do formulário, onde ,no penúltimo, deverá ser preenchida a competência em que ocorreu o movimento e no último deverá ser marcado como inclusão, pois está sendo feito uma inclusão de registro na base de dados do CAGED.

O próximo passo é a geração do arquivo acerto, que também deve ser feita pelo menu acerto em gerar arquivo acerto.

Lembramos que o arquivo de acerto possui uma nomenclatura diferente do arquivo normal, pois ele sempre se inicia com a letra A e tem na sequência o dia e o ano em que foi feito o acerto, sendo a extensão do arquivo o mês da geração do mesmo e que o arquivo pode ser enviado via CAGED Web ou CAGED Net normalmente.

10. Primeira vez que faz a declaração

MÓDULO GERADOR - ACI

No módulo GERADOR na opção Castro de Estabelecimentos Informar no campo 1ª Declaração: SIM se for a primeira Declaração do Estabelecimento ao CAGED.

11. Como fazer acerto de PIS zerado

MÓDULO ACERTO - ACI

Para gerar uma inclusão de dados no CAGED basta possuir o aplicativo do CAGED informatizado (ACI), e este deve estar na competência atual (mm/aaaa). A geração do arquivo deve ser feita pelo menu acerto do ACI, precisando primeiramente entrar em acerto, cadastro de acertos e entrar com o CNPJ/CEI da empresa a ser informada ao CAGED. Logo após será necessário teclar Enter e clicar no botão incluir.

Tendo feito isso aparecerá um formulário, o qual deverá ser preenchido com os dados do funcionário a ser informado. Pedimos certa atenção para o penúltimo e último campos do formulário, onde ,no penúltimo, deverá ser preenchida a competência em que ocorreu o movimento e no último deverá ser marcado como inclusão, pois está sendo feito uma inclusão de registro na base de dados do CAGED.

O próximo passo á a geração do arquivo acerto, que também deve ser feita pelo menu acerto, gerar arquivo acerto.

Lembramos que o arquivo de acerto possui uma nomenclatura diferente do arquivo normal, pois ele sempre se inicia com a letra A e tem na sequência dia e ano em que foi feito o acerto, sendo a extensão do arquivo o mês da geração do mesmo e que o arquivo pode ser enviado via CAGED Web ou CAGED Net normalmente.

12. Como reimprimir recibo

MÓDULO REIMPRESSÃO - CAGED Web

Para consultar e/ou imprimir o recibo, será necessário o Identificador (CNPJ ou CEI) do Autorizado, a Competência desejada e o respectivo Código de Recebimento.Exemplos de Recibos:

Para visualizar detalhadamente os movimentos, clique no Identificador do Estabelecimento listado no recibo. Declaração CAGED com Acertos Acessar o site www.caged.gov.br na opção Recibo CAGED ou www.caged.gov.br/rcvnet/index.asp Para consultar e/ou imprimir o recibo, será necessário o Identificador (CNPJ ou CEI) do Autorizado, a Competência desejada e o respectivo Código de Recebimento.

13. Como gerar o arquivo CAGED

MÓDULO GERADOR - ACI

Para gerar um arquivo CAGED basta selecionar Gerar arquivo CAGED do menu Gerador. Se houver registro de acerto para ser gerado, aparecerá a mensagem de confirmação para geração do arquivo. Atenção: toda vez que for gerado um arquivo de acerto, este não apagará o arquivo existente e nem acrescentará os novos acertos, por isso é necessário que seja gerado apenas um arquivo, ou seja, não é preciso após cada acerto ser gerado um novo arquivo. Caso não seja seguido este procedimento o autorizado receberá um número de recibos igual à quantidade de arquivos enviados.

O ACI Windows pedirá então para analisar os registros de movimento digitados anteriormente pelo usuário. Caso haja algum erro nos registros, os erros serão apresentados em uma janela, podendo então ser impressos para posterior correção.

Caso não haja erros, o arquivo será gerado em um disquete no drive A ou em uma pasta escolhida pelo usuário

14. Como cadastrar as movimentaçães

MÓDULO GERADOR - ACI

No módulo GERADOR na opção Cadastro de Admissões/Desligamentos.

Selecione um tipo de identificador, CNPJ ou CEI, clique no campo do identificador e depois no botão F , selecione um dos estabelecimentos descritos, entre com o número do PIS/PASEP do empregado e depois digite: o nome dele; o tipo de movimento; Dia do desligamento (em alguns movimentos não a dia do desligamento); Sexo; data de nascimento; CBO; o grau de instrução (existem alguns graus de instrução que ao serem inseridos precisam ser confirmados, devido a incompatibilidade com alguns CBOs);

A Remuneração; as Horas trabalhadas; a Data de admissão; a carteira de trabalho; clique em F e selecione a Raça/Cor respectiva (ou deixe em branco); Portador de Deficincia assinale Sim / Não. Para gravar as eclaraçães clique em [GRAVAR].

Para incluir outro movimento, clique no botão INCLUIR ou tecle F5, aparecerá nova janela com os campos em branco para ser preenchido. Caso queira alterar/excluir algum dado referente à movimentação (Admissões e Desligamentos), assinale o estabelecimento na janela [consulta o estabelecimento] e depois clique no botão SELECIONAR, aparece janela com a relação de toda a movimentação, assinale com o cursor o PIS/PASEP que deseja alterar, em seguida clique no botão ALTERAR ou tecle F6, faça as alterações necessárias e depois clique em GRAVAR. Para excluir clique no botão EXCLUIR ou tecle F7 e confirme com [Sim], mensagem que aparecerá - "222-confirma exclusão?".

15. Cadastrar funcionário sem PIS/PASEP

MÓDULO GERADOR - ACI

No módulo GERADOR na opção Cadastro de Admissões/Desligamentos Poderá ser declarada uma movimentação com o Pis zerado desde que seja o primeiro emprego do funcionário.

16. Relatórios dos dados cadastrados

MÓDULO GERADOR - ACI

No módulo RELATÓRIO selecionar a opção desejada: - Estabelecimentos Informados - Relação da Movimentação Mensal - Admitidos por Estabelecimentos - Desligados por Estabelecimentos - Estabelecimento sem Movimentação - Empregados com PIS/PASEP zerado - Primeiro Emprego - Estabelecimentos Encerrando Atividade CAGED - Cadastro Geral de Empregados e Desempregados Sistema de Dúvidas Online

17. Como imprimir Relatório dos acertos cadastrados

MÓDULO ACERTO - ACI

Para emitir a relação dos acertos cadastrados basta acessar o menu Relatório -> Relação da Movimentação Mensal -> Relação Completa

18. Dúvidas sobre os dados do recibo

MÓDULO REIMPRESSÃO - CAGED Web

Dúvidas sobre os dados do recibo devem ser tiradas pela nossa central de atendimento no telefone 0800 728 6818, de segunda a sexta, das 07:00h às 19:00h

[/]19. Solicitação de código de recebimento[/b]

MÓDULO REIMPRESSÃO - CAGED Web

Solicitação de código de retorno deve ser feita pela nossa central de atendimento no telefone 0800 728 6818, de segunda a sexta, das 07:00h ás 19:00h

20. Movimento (ADM e DES) para o mesmo funcionário

MÓDULO GERADOR - ACI

No módulo GERADOR na opção Cadastro de Admisses/Desligamentos Poderá ser declarada duas movimentaçães para o mesmo empregado, uma ADM e um DES. É só fazer duas inclusões em separado

21. Como excluir a empresa que está cadastrada


MÓDULO GERADOR - ACI

No módulo GERADOR na opção Castro de Estabelecimentos Selecione um tipo de identificador, CNPJ ou CEI a ser excluído, clique no campo do identificador e depois no botão EXCLUIR, selecione um dos estabelecimentos descritos e clique no botão EXCLUIR.

22. Dúvida sobre número de estoque quando envia acerto

MÓDULO ACERTO - ACI

O número de estoque (Quantidade de funcionários) para o envio de acerto deve ser o total de empregados existentes no 1° dia da competência em vigor.

23. Recibo desconfigurado na impressão


Fonte: MTE - https://www.caged.gov.br/portalcaged/paginas/faq/TL_Duvidas_Preenchimento.xhtml;jsessionid=B234718001E971B2A169E41FDBC72EF7.lbroute815

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